RSS

O DESPERTAR DO URSO

05 out

Esclarecendo que não sou filósofo nem sociólogo, portanto não estou querendo filosofar ou explicar nada, apenas vou comentar algo que inadvertidamente comparei:Estive pensando no grande urso das montanhas, que dizem hibernar no inverno. Na verdade não são considerados animais hibernantes, ao contrário do que se difunde, e sim adaptados ao jejum, como se fosse uma hibernação menos profunda, na qual o urso pode acordar se algo externo ocorrer. Mas não devemos acorda-lo sem que a natureza tenha promovido o degelo, que tenha sol e alimento o suficiente, caso contrário despertará agressivo e tomará alimento onde encontrar.
Nosso povo, sofrido e massacrado, foi oprimido ao longo de sua história, manteve-se por longos e longos anos em estado letárgico, uma hibernação, como o grande urso, acostumando-se, até mesmo, em alguns casos, ao jejum. Veio o PT e acordou o urso, acordou o povo prometendo sol e alimento o suficiente. Em um primeiro momento realmente houve um fraco brilho de sol e uma aparente abundância, distribuídos seleta e pontualmente, politicamente estratégico, que se esgotou antes que todos os ursos tivessem se aquecido e se fartado do que necessitavam, antes que se restabelecessem completamente de anos de hibernação.
O que faz esse urso, o povo? Toma o que lhe foi negado durante anos, que já tinham esquecido que tinham direito e que lhes foi prometido ao acordar.
Não é uma luta de classes. Luta de classes é um conceito marxista criado em uma época para uma determinada sociedade frente à visão do autor o que seria o futuro. Temos hoje uma luta dentro das classes. O PT movimentou, despertou, todas as classes quando fez acordos de apoios com todas elas sem que pudesse cumprir.
Arrastão não é pobre contra ricos, os ricos não estão em Copacabana no domingo, estão em Angra, Búzios, Barra etc., arrastão é pobre contra pobre, é luta dentro da classe. Vejo hoje todas as classe se digladiando, políticos contra políticos, grupos de banqueiros que apoiaram o candidato “A”, contra os banqueiros que apoiaram o candidato “B” (nessa briga está o controle da Economia do país e do Banco Central), Vejo os empresários, empreiteiros, que apoiaram o candidato “A” querendo ver presos e destruídos os empreiteiros que apoiaram outro (a) (aqui em jogo os contratos bilionários com o Governo), em economia escassa, o que é bom para um pequeno burguês lojista é ruim para o outro, ambos torcem pela falência do concorrente. O consumismo desenfreado prometido pelo PT, que valorizou o ter e não o ser, não dando condições para tal, deflagrou uma “autofagia” social dentro das divisões de classe.
O velho urso agora quer tomar o que julga ser seu por direito e, quando mais não encontrar dentro de sua própria classe social, aí sim irá buscar em outros territórios.

11219702_917424671683090_3644197803204808577_n
11221941_917424648349759_5278421321314043459_n

Anúncios
 
 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: