RSS

RETRATO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

24 fev

Saúde não é apenas hospitais e postos de atendimento, o que, diga-se, no Brasil está caótico em termos de saúde pública, denúncias, escândalos, fata de material, estruturas precárias e mortes por falta de atendimento é o que vemos diariamente na mídia.

Saúde é investimento em medicina preventiva, é saneamento básico e é educação, coisas que também não temos ou temos de forma precária, sendo certo que eu não me refiro aos locais nobres que são uma ínfima minoria perto do gigantismo do país e da imensa pobreza.

Deu nos jornais de hoje:

filas   G1:

“Hospital confirma mais três mortes por dengue em Marília. Cidade vive epidemia com quase 4 mil casos e nove mortes. Moradores fizeram uma manifestação na sessão da Câmara.”

Obs: Hoje já somam nove mortes e um caso de dengue ha cada 58 habitantes

 

JB:

“Ceará tem 35 casos confirmados de sarampo em 2015”

“…Há ainda 68 casos sendo investigados em 14 municípios do estado. Ao todo, foram notificados 266 casos, dos quais 163 foram descartados.

O Ceará enfrenta um surto da doença desde dezembro de 2013, quando o número de casos pulou de zero para 691 casos. Desde então, 730 casos foram confirmados em 32 municípios. Desse total, 27% ocorreram em crianças com menos de 1 ano. Os municípios que investigam possíveis casos são: Fortaleza (27 casos), Caucaia (20), Itaitinga (6), Pentecoste (3), São Gonçalo do Amarante (2), Eusébio (2), Aquiraz (1), Cascavel (1), Ocara (1), Maranguape (1), Pindoretama (1), Maracanaú (1), Itapajé (1) e Itatira (1).”

images   Estadão: “CRESCE O NÚMERO DE CIDADES EM EMERGÊNCIA POR DENGUE EM SP”

ONZE MUNICÍPIOS PAULISTAS RECONHECERAM OFICIALMENTE A EPIDEMIA. EM UM ANO, NÚMERO DE CASOS DE DENGUE TRIPLICA NA CAPITAL PAULISTA. JÁ FORAM NOTIFICADOS 1.304 REGISTROS DE SUSPEITA DE DENGUE.

Teríamos muito mais para expor aqui, isso é diário. A pergunta que deve ficar é: Onde foi parar os bilhões da saúde nos últimos anos? Talvez seja um escândalo maior que o da PETROBRÁS.

Enquanto isso, os planos de saúde têm lucros bilionários, pagando pouco a médicos e exames e prestando um serviço de péssima qualidade.

No momento em que cresce absurdamente as ações judiciais contra os planos de saúde, principalmente os coletivos, o Idec acusa a ANS de ter uma fiscalização “passiva” sobre tais planos e suas operadoras.

saude_publica   O processo de sucateamento da saúde pública brasileira, associado à passividade da ANS frente aos planos privados, e a falta de investimentos em áreas afetas à saúde preventiva, nos leva a crer que ha uma proposital indiferença dos governantes com a intenção de privatizarem o sistema de saúde.

Saúde, educação, segurança, na verdade, ha um entreguismo por parte de nossos governantes, ao capital privado, das atribuições fundamentais e constitucionais do Estado.

Na verdade, o Partido dos Trabalhadores serve aos patrões e vem tirando todas as árduas conquistas dos trabalhadores e do povo brasileiro, para favorecimento do capital privado, nacional e internacional.

A falência da Previdência no Brasil vem de longa data, quando nasce e une os caixas e pecúlios, como o dos ferroviários, o dinheiro foi colocado em um caixa único da União, sendo usado para diversos fins. Hoje bastaria o Governo pagar seu débito com a Previdência e sobraria muito dinheiro para o saneamento da saúde pública. Aliás, o Partido dos Trabalhadores, na figura de Lula, muito acusou e falou sobre isso, anos a fio, durante campanhas políticas, para depois, já Presidente da República, dizer que ser “oposição é uma coisa e situação outra”, mudando de postura e discurso.

saúde-pública

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 24 de fevereiro de 2015 em DIREITO&SOCIEDADE

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: