RSS

AFRODESCENDENTE É O …

16 fev

10550825_795833063842252_6820076166874689320_n
Um Sociólogo, negro, indignou-se ao ser chamado de afrobrasileiro, se posicionou dizendo que é brasileiro, filho, neto e bisneto de brasileiros, que não admitia pegarem sua árvore genealógica e retrocederam até o ano de 1500 para lhe tirarem a sua identidade de brasileiro.
Ele está certo, antes eram os afrobrasileiros, agora são afrodescendentes. Antes lhes tiravam a identidade do país de origem de seus ancestrais, lhes atribuindo uma identidade continental, agora, com a nova terminologia, lhes retiram, inclusive, a identidade brasileira.
Não vejo chamarem descendentes, brancos e loiros, de eurobrasileiros, ou eurodescendentes, no muito vejo chamarem de ítalo, luso, franco etc, dando-lhes assim duas nacionalidades. Eu seria ítalolusobrasileiro, que chique, tenho três nacionalidades.
Por que o negro não pode ter nacionalidade, por que adjetivar uma etnia? O mesmo fazem com descendentes de japoneses no Brasil, são sensei, nissei, nipo e, até mesmo, simplesmente, asiáticos.
Somos todos brasileiros, não podemos aceitar que retirem a identidade de nossos irmãos brasileiros. Vivemos em um país racista e preconceituoso, hoje retiram a identidade, assim fica mais fácil, amanhã, de retiram os direitos e, quiçá os expulsarem.
Não, eles não são afrodescendentes, não são negros, são brasileiros que tiveram ancestrais de algum outro país, como todos nós brasileiros, e este país tem nome, não é um continente.
Não podemos aceitar estes perigosos estereótipos, preconceituosos, racistas, discriminatórios.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de fevereiro de 2015 em DIREITO&SOCIEDADE

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: