RSS

Relatório sobre Ucrânia cita contrainformação e incitamento ao ódio

16 abr

Documento das Nações Unidas recomenda punição de autores de violações e tumultos; 121 pessoas morreram entre dezembro e fevereiro por causa da onda de violência política que atingiu o país.

 

Um relatório do Escritório das Nações Unidas de Direitos Humanos alerta para a necessidade de prevenção de uma nova escalada das tensões na Ucrânia.

O documento, apresentado em Genebra nesta terça-feira, cita o incitamento ao ódio, contrainformação e propaganda como algumas das práticas da crise política do país. O estudo revela que somente entre dezembro e fevereiro, 121 pessoas foram mortas por espancamento ou tiros.

Paradeiro

Nesta entrevista a jornalistas, o chefe da Divisão para as Américas, Europa e Ásia Central, Gianni Magazzeni, disse que entre 140 a 150 casos de desaparecimentos estão sendo investigados. Ele afirmou que está sendo apurada ainda a presença de francoatiradores, que teriam matado 90 pessoas em protestos na Praça da Independência, antes da chegada do novo governo ao poder.

A maioria dos casos de mortes e ferimentos ocorreu na capital da Ucrânia, Kiev.

Corrupção

Os autores do relatório sobre a violência na Ucrânia apontaram como causas dos protestos a corrupção generalizada e a falta de prestação de contas em casos de violações dos direitos humanos. As desigualdades econômicas e relatos de abusos por forças de seguranças também foram citados. O estudo da ONU também registrou relatos de fraudes cometidas durante o referendo na Crimeia.

O relatório recomenda ainda que a região investigue denúncias de discursos de ódio e manipulação da mídia, além de assegurar a proteção dos direitos de todas as minorias.

.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 16 de abril de 2014 em Notícias e política

 

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: