RSS

Situação no Oriente Médio estaria “insustentável”

18 mar

Afirmação foi feita ao Conselho de Segurança pelo subsecretário-geral para Assuntos Políticos; Jeffrey Feltman diz que ataques recentes em Gaza deixaram região propensa a uma nova crise.

O Conselho de Segurança ouviu esta terça-feira as declarações do subsecretário-geral para Assuntos Políticos da ONU sobre a situação no Oriente Médio.

Jeffrey Feltman lembrou dos ataques ocorridos em Gaza na semana passada, uma situação que segundo ele ficou muito próxima de causar “outra crise numa região já volátil”.

Retaliação

O representante citou foguetes que foram lançados contra Israel, incidentes nas fronteiras e operações israelenses de retaliação, que causaram a morte de civis.

Feltman afirmou que o “status quo é insustentável”, ao enfatizar que o Oriente Médio ainda enfrenta um futuro imprevisível com fontes múltiplas de incerteza.

Ao mesmo tempo, o subsecretário-geral disse haver a certeza de o conflito “árabe-israelense não pode ser ignorado”.

Dois Estados

No Conselho de Segurança, Feltman citou que Secretário-Geral Ban Ki-moon continua “convencido de que a solução para a questão entre israelense e palestinos” deve ser através de uma negociação que leve à criação de dois Estados.

Sobre a Cisjordânia, o subsecretário-geral afirmou que as forças israelenses realizaram 292 operações de busca e apreensão, com mais de 300 palestinos presos.

Num campo de refugiados próximo de Ramallah, ataques feriram oito palestinos, incluindo crianças. Já ações dos palestinos, com uso de coqueteis molotov, teriam danificado veículos israelenses.

Além da violência, Feltman chamou a atenção do Conselho de Segurança para a piora da situação econômica e humanitária na Faixa de Gaza, que tem uma taxa de desemprego de 38,5%.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de março de 2014 em Notícias e política

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: