RSS

Putin assina decreto que reconhece independência da Crimeia

18 mar

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje (17) decreto que reconhece a independência da República autônoma ucraniana da Crimeia, informou a presidência russa.

A Rússia “tendo em conta a vontade do povo da Crimeia expressa no referendo de 16 de março de 2014”, decidiu “reconhecer a República da Crimeia como um Estado soberano e independente”, diz o texto do decreto.

De acordo com os números finais, 96,77% dos eleitores da Crimeia que votaram no referendo desse domingo aprovaram uma união com a Federação russa e, hoje, o Parlamento local declarou a independência da Ucrânia e pediu oficialmente a anexação à Rússia.

O referendo é considerado ilegal pelas novas autoridades de Kiev e pela maioria da comunidade internacional. Para a Rússia, no entanto, trata-se de uma consulta legítima.

As autoridades autônomas da Crimeia, que não reconhecem o novo governo de Kiev, convocaram o referendo após a deposição do presidente ucraniano Viktor Ianukóvitch, em fevereiro, após três meses de protestos em defesa da aproximação do país da União Europeia (UE).

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de março de 2014 em Notícias e política

 

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: