RSS

Governo argentino gasta mais em futebol do que no combate ao tráfico de drogas

18 mar

Redação Clarín em Português – Os dados constam no orçamento nacional argentino para 2014.

A informação foi publicada, nesta segunda-feira, 17 de março, no jornal El Cronista, de Buenos Aires. Na matéria do jornal especializado em economia, afirma-se que o setor de futebol, que é administrado pelo governo da presidente Cristina Kirchner, receberá cinco vezes mais que a Secretaria de Programação para a Prevenção contra a Dependência das drogas e Luta contra o Tráfico de Drogas (Sedronar, na sigla em espanhol) e para a Superintendência de Drogas Perigosas do Ministério de Segurança.

O sedronar receberá 128 milhões de pesos e a Superintendencia de Drogas Perigosas 132,4 milhões. Um total de 260,4 milhões de pesos (cerca de 33 milhões de dólares e de 18% dos recursos para o futebol).

Esses recursos ficam longe dos 1,4 milhões destinados ao programa do governo chamado ‘Fútbol para Todos’ (Futebol para Todos).

O ‘Fútbol para Todos’ passou a ser aplicado em  em um acordo do governo com a Associação de Futebol Argentino (AFA). Os jogos dos torneios argentinos são transmitidos pelo canal estatal, Canal 7.

A notícia do El Cronista foi publicada no momento em que cresce a preocupação dos argentinos com o tráfico de drogas e seus efeitos no país.

Recentemente, o ministro da Defesa, Agostín Rossi, disse que a Argentina já não é somente país de passagem da droga para outros países, mas produtor.

A declaração gerou polêmicas dentro e fora do governo. Dias depois, o secretário nacional de Segurança, Sergio Berni, declarou que a polícia não pode combater o tráfico de drogas. E para completar citou o traficante colombiano Pablo Escobar – tema de novela de sucesso no país.

“Pablo Escobar dizia que matematicamente era impossível que a perseguição policial possa combater o tráfico de drogas e é verdade”, afirmou.

A frase também gerou controvérsias e expôs o pouco preparo do governo para encarar tema que preocupa vários países da região. 

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 18 de março de 2014 em Notícias e política

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: