RSS

Governo venezuelano recusa mediação de José Mujica nos protestos

28 fev

Montevidéu, 27 fev (EFE).- O governo da Venezuela recusou nesta quinta-feira a possível mediação do presidente uruguaio, José Mujica, para buscar uma solução aos violentos protestos que se repetem há semanas no país.

O anúncio foi realizado pelo chanceler venezuelano, Elías Jaua, em Montevidéu, depois de se reunir com o presidente do Uruguai em sua residência oficial no marco da viagem pelos países do Mercosul que o diplomata está fazendo para explicar a posição de seu governo nesta crise.

“Pepe Mujica sempre media pela Venezuela, é um dos melhores amigos do país, um uma das pessoas que mais compreendeu e ama a Venezuela. E contamos com ele para tudo, mas neste momento não consideramos a necessidade de uma mediação internacional de nenhum país nem organismo”, disse Jaua em entrevista coletiva.

Nesse sentido, o chanceler disse ter pedido a Mujica que trabalhe para convocar a Unasul, um organismo que “soube dar soluções aos problemas da região”.

Segundo informou hoje uma revista uruguaia, Mujica estaria disposto a mediar o conflito da Venezuela e fazer tudo o que esteja a seu alcance para conseguir a paz se ambas partes pedissem.

A publicação, citando o próprio Mujica, indicava que o líder iria a “qualquer lado” para evitar “que se aprofunde um conflito dessa natureza”, apesar de ressaltar que sua intenção era “não intrometer-se”.

No Uruguai, o apoio do governo a Maduro foi duramente criticado pela oposição, e três ex-presidentes uruguaios democráticos Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000), Luis Alberto Lacalle (1990-1995) e Jorge Batlle (2005-2010) denunciaram em um inusitado comunicado conjunto os fatos da Venezuela como uma ferida “na consciência democrática” do continente americano. EFE

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 28 de fevereiro de 2014 em Notícias e política

 

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: