RSS

Manual de Jornalismo Investigativo da Unesco é lançado em português

22 fev

Download do manual pode ser feito gratuitamente; autor do estudo destaca trabalhos importantes realizados no Brasil e em Moçambique.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Cidadãos dos países de língua portuguesa já podem ter acesso a um guia da Unesco sobre jornalismo investigativo. O manual “A Investigação a Partir de Histórias” foi lançado pela primeira vez em 2009 e agora, está disponível em português e em espanhol.

Os profissionais do setor podem fazer o download do manual de forma gratuita pela internet. A Unesco lembra que é cada vez mais reconhecido o valor do jornalismo investigativo, que contribui de forma essencial para a democracia, segundo a agência da ONU.

Más Práticas

O autor do guia, Mark Lee, cita a importância do público ter acesso a informações sobre eventuais más práticas de membros de governo e da sociedade, por exemplo.

Lee destaca ainda “uma série de reportagens investigativas importantes produzidas em português”, em países como Brasil e Moçambique. O manual traz casos reais e as etapas do processo investigativo, como concepção, pesquisa, escrita e divulgação.

Mortes

A Unesco lembra que os jornalistas investigativos enfrentam desafios inesperados, especialmente em países onde o Estado de Direito ainda não foi consolidado.

Somente na última década, mais de 600 profissionais da mídia foram mortos, e ao mesmo tempo, diminuiu o índice de condenação dos autores desses crimes.

Promover a segurança dos jornalistas é parte dos compromissos da Unesco, a agência da ONU com mandato para defender a liberdade de imprensa.

Outra meta do manual é apoiar jovens interessados em seguir carreira no jornalismo investigativo e por isso, a Unesco afirma estar entusiasmada em fornecer o guia ao público que fala português e espanhol.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 22 de fevereiro de 2014 em Notícias e política

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: