RSS

STJ: Adolescentes são premiados em programas socioeducativos do STJ

06 dez

A Coordenadoria de Memória e Cultura do Superior Tribunal de Justiça (STJ) iniciou nesta quarta-feira (5) a premiação dos trabalhos vencedores do concurso artístico e literário promovido no âmbito dos programas socioeducativos Museu Escola e Despertar Vocacional Jurídico. O evento ocorreu no Centro de Ensino Fundamental 1, do Núcleo Bandeirante, em Brasília.

Este ano, o tema do concurso, dirigido aos estudantes que visitaram o STJ, foi “O papel da internet na educação”. Entre três mil trabalhos recebidos, dez alunos de escolas públicas e privadas tiveram suas criações artísticas e literárias convertidas em marcadores de livros e cartões postais, que além de compor o kit da premiação, serão utilizados na divulgação dos programas educativos do STJ para sociedade.

Com 12 anos de existência, os programas Museu Escola e Despertar Vocacional Jurídico, desenvolvidos pela Coordenadoria de Memória e Cultura, receberam este ano 16 mil estudantes.

O programa Museu Escola, direcionado aos estudantes do ensino fundamental, tem a finalidade de divulgar a história e o funcionamento do Judiciário, em especial do STJ, bem como construir valores voltados à cidadania. Já o programa Despertar Vocacional Jurídico busca estimular os alunos do ensino médio a refletir sobre a escolha profissional.

Premiação

O evento contou com a presença da responsável pelo programa Museu Escola, Elizabete Souza Dantas, e da diretora da escola, Lucimar Sampaio, além de professores, equipe de apoio pedagógico e cerca de cem alunos.

O chefe da Seção Educativa e Social, Valmir Domingues Vargas, apresentou o programa aos estudantes e conduziu a solenidade de entrega dos prêmios às alunas vencedoras: Mayara Lorrane Mendes de Oliveira, na categoria artística, e Larissa Araújo Moura, na categoria literária, ambas do nono ano.

Valmir Vargas afirmou que o evento foi apenas o começo. “Foi muito bonito ver a participação de mais de cem alunos e o envolvimento da direção. Estão previstos seis eventos, para premiar dez estabelecimentos, entre eles oito em escolas públicas, com aproximadamente três mil trabalhos inscritos”, informou.

Mayara, de 15 anos, aluna da professora de artes Cassandra Castro, venceu com um desenho formado pela fachada do STJ, o sinal de arroba representando a internet e um livro aberto. Ela tem três irmãos e quer ser médica.

“Acho muito boa a iniciativa do STJ, porque nos ajuda a ter interesse por coisas diferentes. Acho que me ajuda a querer conquistar meu sonho”, comentou.

Larissa, que venceu com um poema na categoria literária, mora em Valparaíso de Goiás, tem dois irmãos e também sonha com o curso de medicina. “Eu acho que o Tribunal tem que continuar a fazer esses projetos, porque estamos nessas escolas públicas e não temos muito recurso. É uma forma da gente se destacar de forma diferente”, disse a aluna.

Exemplo a ser seguido

O Centro de Ensino Fundamental 1, conhecido como “Sapão”, tem 1.200 alunos. Na opinião da diretora Lucimar Sampaio, a iniciativa do STJ deveria ser seguida por outras instituições.

“O Tribunal deve continuar a levar alunos para dentro da instituição, para que possam se sentir capazes de um dia trabalhar lá. Eles voltam com essa visão. Eu acho que outros órgãos deveriam tomar isso como exemplo e abrir as portas para a comunidade”, concluiu a diretora.

A supervisora pedagógica Luzia Moura de Sousa disse que as atividades dos programas apresentam um novo mundo para os alunos. “O passeio ao STJ desperta o aluno para a vida profissional. Abre a visão do mundo. Essa aproximação faz com que o jovem se sinta inserido na sociedade”, afirmou a pedagoga

Anúncios
 
 

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: