RSS

Detentos têm oportunidade de fazer o Enem nesta terça e quarta-feira em penitenciárias de todo o país

05 dez

O Ministério da Educação realiza, nesta terça e quarta-feiras (4 e 5), as provas do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) para presos. Neste ano, 23.665 presos se inscreveram, quase 10 mil a mais que no ano passado. É o primeiro ano em que as provas serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal, abrangendo 431 municípios.

Os homens são maioria (20.687 inscritos). O número de mulheres chega a 2.978. Do total, 17.945 buscam a certificação do ensino médio. Dos candidatos, 11.652 têm de 21 a 30 anos de idade. São maiores de 30 anos, 9.435 inscritos, enquanto 2.457 têm entre 17 e 20 anos. Outros 121 têm idade igual ou menor que 16 anos.

O processo é articulado pelo MEC com o Ministério da Justiça (MJ), que enviou equipes do Departamento Penitenciário Nacional (Depend/MJ) aos estados, para acompanhar as provas. Nesta terça-feira, o exame teve início às 13h (horário de Brasília) e encerramento às 17h30. Nesta quarta-feira, devido à redação, a prova vai das 13h às 18h30.

A inclusão de detentos na prova é uma política adotada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde o início do Enem, em 1998, com uma edição dos exames especificamente voltada aos adultos submetidos a penas privativas de liberdade, bem como aos jovens que cumprem medidas socioeducativas.

“Diferentemente do Enem tradicional, o exame aplicado para pessoas privadas de liberdade é feito em dias úteis, para evitar a movimentação nos presídios nos finais de semana, por causa dos dias de visita”, explicou o Inep, por meio de nota.

Além de ser uma forma de acesso à educação superior, o exame possibilita a certificação de conclusão do Ensino Médio e ainda é usado como ferramenta de avaliação da qualidade do ensino ofertado aos presos

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 5 de dezembro de 2012 em Notícias e política

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: