RSS

Comissão aprova prioridade na Justiça para desempregado com mais de 50 anos

04 dez

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, na quarta-feira (28), o Projeto de Lei 1564/11, do Senado, que concede prioridade em ações judiciais trabalhistas aos desempregados com mais de 50 anos. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-Lei 5.452/43).

De acordo com o texto, desde que requerida pelo interessado, a prioridade alcançará a análise e o julgamento de todos os processos e procedimentos judiciais trabalhistas, inclusive a execução de atos e diligências. A proposta ainda estabelece que o benefício não acabará em caso de morte do beneficiado, como forma de estender o direito aos dependentes.

A autora do projeto, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), argumenta que a iniciativa tem por base o tratamento diferenciado previsto no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Para a senadora, as dificuldades naturais de recolocação decorrentes da idade fazem com que o desempregado com mais de 50 anos não tenha mais as mesmas condições de esperar indefinidamente por um resultado judicial.

O relator na comissão, deputado Policarpo (PT-DF), recomendou a aprovação da proposta. “A tramitação de processos na Justiça do Trabalho pode consumir anos. No caso, é requisito para o benefício que o trabalhador esteja em situação de desemprego. Assim, a urgência se explica de maneira clara”, afirmou.

Tramitação O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 4 de dezembro de 2012 em Notícias e política

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: